Vestindo saias longas, coloridas e bem rodadas, blusas de renda branca, colares e pulseiras vistosas e arranjos de flores nos cabelos, as mulheres tentam resistir aos convites dos parceiros que dançam e as convidam pra dançar o Lundu Marajoara. Essa dança paraense é uma encenação de um cortejo extremamente sensual. Os casais dançam de pés descalços ao som de rabecas (violinos), clarinete, ganzás, reco-reco, maracas, banjo e cavaquinho.
O Lundu tem suas origens na África e está presente nos estados brasileiros de São Paulo, Minas Gerais e no Pará. Na ilha de Marajó-PA o Lundu assimilou características da cultura local, razão pelo qual o Lundu Marajoara se destaca e encanta turistas e admiradores do ritmo e da dança sensual.
A marca da sensualidade nos movimentos ondulantes, voluptuosos e nas umbigadas fizeram com que a côrte e o Vaticano proibissem a dança no século XIX. Mas com o tempo a proibição caiu no esquecimento e o Lundu ressurgiu, tornando-se uma das mais interessantes danças do folclore brasileiro.
Festival Internacional do Folclore, em Pirapora, 2012 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário