quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Rodas de São Gonçalo, Fé e Festa!


As rodas de São Gonçalo estão presentes em Pirapora/MG, como em diversas partes do Brasil. Essa tradição vem da lenda do santo que em Amarante, Portugal, reunia as mulheres locais para dançarem até a exaustão. O santo tocava viola para que as mulheres dançassem até a exaustão. Assim o santo evitava que as moças solteiras tivessem tempo e energia para os namoros. Dançavam nos dias de semana, para que no domingo, dia do Senhor, elas ficassem em repouso e isentas do pecado.









Santo Casamenteiro




O registro mais antigo das danças de São Gonçalo no Brasil, é de 1718, na Bahia, onde aconteceram os festejos do dia do santo dentro da igreja. Após, os dançadores e devotos tomaram a imagem do santo dançando com a mesma. Logo as festas de São Gonçalo começaram a ganhar tradição em diversas partes do Brasil. Em Pirapora, formaram-se grupos de devotos do Santo que realizam as "Rodas de São Gonçalo" que são a forma do devoto pagar ao santo por uma graça alcançada. O pagador de promessa convida o grupo de dançadores para dançar um determinado número de rodas de São Gonçalo, fazendo em sua casa uma festa para o santo. Durante a festa, regada a comidas e bebidas, dançam juntos os dançadores do grupo, o pagador da promessa, seus familiares e convidados.
O Grupo de Danças Zabelê, orgulha-se de representar essa devoção em forma de dança. Há mais de 20 anos o Zabelê traz para os palcos e ruas uma coreografia que representa a beleza dessa dança que é dançada por mulheres, guiadas por um dançador que representa a figura do santo. As dançarinas trazem arcos de flores nas mãos e durante a dança revivem a experiência das moças solteiras que o santo de Amarante protegia do pecado, incentivando-as a dançar. 

"Ora viva e reviva!
Viva São Gonçalo Viva!

Dançador de São Gonçalo 
Deve ter o pé ligeiro
Pra livrar de tropeções 
Na barroca do terreiro.

São Gonçalo diz que é santo
Mas ele tem seus amores
Hão de ver eles dançarem
Com um ramalhete de flores.

São Gonçalo de Amarante
Casamenteiro das velhas
Porque não casar as moças
Que mal lhes fizeram elas.

Ora viva e reviva!
Viva São Gonçalo Viva!"
Zabelê Dança o São Gonçalo em Pirapora, 1996

Agosto de 2013, Festa Uai em Poços de Caldas-MG.

Agosto de 2013, Festa Uai em Poços de Caldas-MG.
Agosto de 2013, Festa Uai em Poços de Caldas-MG.
2007, roda de São Gonçalo dançada pelo Zabelê na festa de reabertura do Vapor Benjamim Guimarães.
Bastidores da Filmagem de documentário "Minas" sobre a cultura ribeirinha do São Francisco, Maio de 2014. 
Participação do Zabelê no documentário "Minas", maio de 2014.
Zabelê dança São Gonçalo no Lançamento do Livro "Pirapora 100 anos de história". Pirapora, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário