quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Pau-de-fitas

                                                                              Zabelê apresenta a Dança das Fitas em Belo Horizonte na UEMG, 2000

A Dança das Fitas ou Pau-de-fitas tem suas origens na Europa e está presente em todo o território brasileiro. Devido à regionalização, os ritmos, músicas e jeitos de dançar são diferentes em cada parte do Brasil. Essa regionalização faz com que essa dança receba outros nomes como Trancelim ou Dança do Trancelim (no Ceará); Dança-da-Trança, Dança-do-  Mastro ou Trança-fitas (em Minas Gerais).
A dança acontece em torno de um mastro com fitas coloridas fixadas no topo e com as pontas soltas. Cada dançante segura uma das fitas e todos dançam uma ciranda em volta do mastro fazendo desenhos coreográficos que criam diferentes “trançados” das fitas sobre o mastro. A dança prossegue com os dançantes fazendo os movimentos contrários e desfazendo os trançados e criando novos desenhos.
Tem forte presença nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde é dançada nos festejos juninos, festas gaúchas ou outras festas ligadas às tradições europeias. No restante do país esta dança também está presente nas festas de Reis, do Divino, Natal, Bumba-meu-boi. 
Forrozando com Você, Pirapora 2012.



Zabelê dança o Pau-de-fitas em festejos juninos em Pirapora, 2012
Forrozando com você 2012. 

Apresentação do Pau-de-fitas em Feira Gastronômica, Pirapora 2012

Trançado de fitas sobre o mastro.

Show do Zabelê no Colégio Pirapora, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário