O Congado está presente por todas as regiões do Brasil. Ele é composto por ternos (grupos) que representam a luta do rei negro (Chico Rei) pela libertação do seu povo.
O terno de Moçambique pode ser encontrado desde São Paulo a Minas Gerais, além de algumas regiões do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e na região central do Brasil. Em Minas, existe a forte presença dessa dança em cidades como Itapecerica, Dores do Indaiá, São Sebastião do Paraíso, Oliveira, Campo Belo, no povoado de Fagundes e em tantas outras localidades.
O Moçambique é um dos ternos mais antigos do Congado. É uma dança devocional presente nas festas de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. A fé, a tradição e o sentimento de pertencimento ao grupo fazem com que os componentes do terno se organizem e dividam os papéis de rei, rainha, aqueles que carregam o andor e a bandeira do santo homenageado e toda a guarda que escolta o andor tocando, cantando e dançando num cortejo embalado pelo ritmo marcado pelas "gungas" ou "paias", que são os guizos ou chocalhos de latas que os dançantes trazem nos tornozelos.
Ao som de instrumentos de corda, sanfona e tambores os dançantes, geralmente homens, tomam as ruas em procissão renovando a fé e preservando a cultura do seu povo por meio da dança e da devoção aos santos homenageados.
Rei e Rainha do Congado a frente da Guarda de Moçambique, 2014 |
Cortejo à Nossa Senhora do Rosário - Andor e estandarte da Santa, Rei e Rainha Congo e a Guarda de Moçambique |
Bandeira/Estandarte de Nossa Senhora do Rosário e a Coroa do Rei. Encontro dos Povos do Cerrado, 2008 |
Guarda de Moçambique em torno do andor de Nossa Senhora do Rosário. 2007 no Festival Internacional do Folclore |
Festival Internacional de Folclore em Pirapora, 2007 |
I Festival Nacional e Internacional de Danças e Etnias, Montes Claros - 2014 |
I Festival Nacional e Internacional de Danças e Etnias, Montes Claros - 2014 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário