Afinal o que significa ser um grupo PARAFOLCLÓRICO?
O Zabelê surgiu para pesquisar e representar o folclore e a cultura brasileira por meio da apresentação das suas danças, cantos e da encenação dos seus folguedos e ritos.
O FOLCLORE é o saber popular. A transmissão desse sabere se dá oralmente dentro de um grupo. A função das manifestações folclóricas está ligada a aspectos da vida social e cultural do indivíduo, grupo ou da localidade: suas crenças, modos de fazer, rituais, etc.
Quando representamos o folclore, estamos utilizando dessas manifestações para fins educativos, estéticos, recreativos, informativos entre outros. Dessa forma, a transmissão desses saberes populares por meio de estudos, livros, pesquisas, documentários e outras fontes faz com que o trabalho do Grupo Zabelê seja considerado Parafolclórico.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, de 1995, grupos de pesquisa e projeção do folclore são formados por pessoas que não são portadoras das tradições representadas, mas que se reúnem formalmente para aprenderem as danças e os folguedos para depois representá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário